A Assembleia Legislativa descartou, nesta terça-feira (2), a proibição do sacrifício de animais em cultos religiosos no Rio Grande do Sul. Por 27 votos a 14, os deputados mantiveram o parecer contrário da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) ao Projeto de Lei da deputada Regina Becker Fortunati (PDT), que alterava o Código Estadual de Proteção aos Animais.
Apesar da CCJ ter apontado a inconstitucionalidade da proposta, um recurso protocolado pela deputada no dia 19 de maio, e subscrito por 17 parlamentares, permitiu a avaliação do Plenário. O regimento interno da Casa permite o recurso desde que assinado por um quinto dos membros.
O tema causa muita polêmica entre religiosos de matriz africana e militantes da causa animal. Na sessão desta terça-feira, às galerias do plenário ficaram lotadas de defensores de ambos os lados.
Na votação da CCJ, ocorrida no fim de abril, o Teatro Dante Barone, da Assembleia, também estava cheio. A situação gerou uma série de discussões e até mesmo agressões entre os manifestantes.
Fonte: http://gaucha.clicrbs.com.br/rs/noticia-aberta/assembleia-rejeita-projeto-que-proibia-sacrificio-de-animais-em-cultos-religiosos-139328.html