A Educação Integral
exige mais do que compromissos, impõe também e, principalmente, no projeto
pedagógico a formação de seus agentes, infraestrutura e meios para sua
implementação. Será o resultado das condições de partida e do que for criado e
construído em cada escola, em cada rede de ensino, com a participação dos
educadores, educandos e da comunidade, que podem e devem participar da
construção desses tempos e espaços de formação das crianças, adolescentes e
jovens, na perspectiva de que o acesso à educação pública possa ser
complementado pelos processos de permanência e aprendizagem. (Ref.: Texto base
para o debate nacional: “Educação Integral”, MEC, 2009)
O Programa de Educação
Integral de Contagem tem por objetivo contratar profissionais instrutores para
o trabalho de educação continuada, para realizar atividades que não estão
presentes no currículo escolar, mas que são complementares. As oficinas devem
valorizar os saberes comunitários e populares, com realização de atividades de
dança e musica, arte e artesanato, jogos, educação ambiental.
As atividades serão
desenvolvidas conforme solicitação de cada equipamento (escolas ou espaços
Educares), considerando o espaço, o desejo dos estudantes e da comunidade do
entorno, a identidade comunitária. O acompanhamento será realizado pelos
coordenadores e coordenadoras dos espaços “Educartes”, espaços alternativos,
escolas, assessoria de educação integral da SEDUC e os coordenadores
responsáveis pela entidade conveniada.